Arte Encanta Capoeira

Arte Encanta Capoeira

MESTRE BIMBA



MESTRE BIMBA SUA HISTORIA.
Mestre Bimba (1900-1974) OU (1899 A 1974)
NASCIMENTO
Manuel dos Reis Machado nasceu no dia 23 de novembro de 1900, no bairro Engenho Velho, Freguesia de Brotas, Salvador, Bahia.
(Bimba possuía dois documentos de identidade: um dando seu nascimento em 1899 e outro em 1900)

LOCAL DE NASCIMENTO

ENGENHO VELHO DA FEDERAÇÃO
O bairro do Engenho Velho da Federação recentemente foi reconhecido como comunidade de resistência negra na cidade. Reconhecimento muito justo, afinal, no Engenho Velho encontramos pelo menos 19 terreiros de candomblé, além do busto de Mãe Runhó, único monumento público a uma secerdotisa de religião africana. O bairro está localizado num morro as margens da Avenida Vasco da Gama que o separa do Acupe de Brotas, fazendo fronteira com o Alto do Sobradinho, sendo ainda limitado pela Avenida Cardeal da Silva. Habitado por uma população de baixa renda, o bairro é assistido pela Paróquia de Santa Cruz e tem como principal logradouro a Rua Apolinário Santana.




Apelido
recebeu o seu apelido devido a uma aposta feita entre a parteira e a sua mãe: a mãe dizia que seria uma menina e a parteira, convicta pelo seu conhecimento, dizia ser macho. Na hora do nascimento, surgiu a expressão: “GANHEI A APOSTA O CABRA TEM BIMBA E MACHO”! O apelido já nasceu com ele. BIMBA- nome popular dado ao órgão sexual do homem na Bahia, referindo-se às crianças.
de Luiz Cândido Xavier -caboclo de Feira de Santana e Maria Martinha do Bonfim.- crioula da cidade de Cachoeira,Luiz Cândido Xavier era conhecido como um grande batuqueiro, campeão de batuque.

BATUQUE
“a luta braba, com quedas, com a qual o sujeito jogava o outro no chão”em outro texto (.luta africana braba e violenta onde o objetivo era jogar o adversário no chão usando apenas as pernas) em outro texto(Batuque (Luta braba, baseada em movimentos de rapa “desequilibrantes”)-a uma luta praticada na Bahia há muitos anos atrás. Era semelhante a capoeira, pois utilizava os mesmo instrumentos, só que era muito mais agressiva, a polícia interviu, acabando com a modalidade, pois sempre que os “batuqueiros” se reuniam acabavam em verdadeiros conflitos.
Já falava mestre pastinha em seus manuscritos *lisavam no batuque, na dança do candobre, o batuque é luta, o candobre é para da volta no corpo, que eles diziam, ginga meu fio, pra dibra das garras do agressor e o restos não é mais com migo.


O Inicio da Pratica da Capoeira

Começou a praticar capoeira aos 12 anos de idade na estrada das Boiadas, hoje o Bairro
Negro da Liberdade, com o africano Bentinho, capitão da navegação Baiana. Foi estivador durante 14 anos e começou a ensinar capoeira  aos 18 anos de idade no Bairro onde nasceu no "Clube União em Apuros". Até 1918 não existia academias como hoje e treinava-se nas esquinas, nas portas dos armazéns e até no meio do mato.
Bimba ainda praticante de capoeira começou a ensinar em 1918, sendo seus alunos negros e mulatos das classes populares. Mas apesar da pouca idade (18 anos), possuía alunos também de classes privilegiada, como o Desembargador Décio dos Santos SEABRA, da família do ex-governador SEABRA ; Dr. Joaquim de Araújo Lima , jornalista (Imparcial e Nova Era) e mais tarde governador de Guaporé. Para estes e outros, as aulas eram particulares nos quintais e varandas de suas casas.
Mestre Bimba era um dos capoeiristas mais conceituados de sua época, pois, era muito carismático, excelente lutador e temido por alguns, pois em inúmeros desafios e combates públicos, havia sido derrotado. Mesmo sendo um “cantador” e percussionista admirável, era discriminado por grande parte dos artistas e intelectuais de Salvador (por ter criado a Capoeira Regional), porém era muito venerado por seus alunos.
O capoeira da época teria que aprender a ser uma pessoa extremamente intuitiva e habilidosa capaz de relacionar diante das mais distintas formas de perigo, muitos eram capazes de demonstrar seus dotes de habilidade realizando verdadeiras proezas assim como o Mestre Bentinho que era capaz de executar um salto mortal na boca de um caixote de cebolas e cair em pé no mesmo sem quebrar-lo. Situações de bravura, destreza e inteligência eram comum no meio da capoeiragem da época, e assim foi recebendo seu Bimba os diversos ensinamentos que o consagraram Mestre em meio a comunidade que o rodeava.Manoel dos Reis Machado foi também alabê no candomblé, função de zelador do terreiro. Apesar das diversas atividades que exerceu, durante todo o tempo Bimba sempre foi mestre de capoeira, desde sua formação nesta arte. Sentindo que a capoeira antiga (na forma como era conhecida), reduzida a nove movimentos básicos, tinha perdido muito da sua eficiência como luta e como forma de resistência; Mestre Bimba resolveu incrementar a capoeira, criando uma nova modalidade...

O Surgimento da Luta Regional Baiana
Em 1928 achando que a capoeira que ele praticava e ensinava era pouco competitiva, e que deixava a desejar em termos de luta, juntou golpes de batuque capoeira de angola e criou a capoeira regional.
Fiz a capoeira regional. Enquanto estudava e praticava a de angola fui inventando e aperfeiçoando novos golpes.
EM OUTRO TEXTO SE DIZ...
Aos 29 anos de idade, o próprio Mestre Bimba contava: “Em 1928, eu criei, completa, a Regional, que é o batuque misturado com a Angola, com mais golpes, uma verdadeira luta, boa para o físico e para a mente”. Assim nasceu a Capoeira Regional Baiana.

EM OUTRO TEXTO SE DIZ...
, Bimba começou a sentir que a Capoeira Angola que ele praticava e ensinou por bom tempo, tinha se modificado, degenerou-se e passou a servir “prato do dia” para “pseudocapoeirista”, que a utilizavam unicamente para exibições em praças e, por possuir um número reduzido de golpes, deixava muito a desejar em termos de luta.
EM OUTRO TEXTO SE DIZ...
Manoel dos Reis Machado criava a Luta Regional Baiana, atualmente mais conhecida como Capoeira Regional.
Mestre Bimba criou uma nova modalidade de capoeira e também uma metodologia de ensino para esta arte marcial. Com o passar do tempo, através da capoeira, Bimba manteve contato com diferentes pessoas. Ele chegou a ensinar para militares, policiais, estrangeiros e pessoas da elite baiana. Os métodos militares influenciaram a Capoeira Regional. Os exercícios físicos, a disciplina rígida e as emboscadas na mata presentes no seu curso eram típicas praticas militares.
Com a divulgação do seu trabalho, muitos universitários e pessoas da elite passaram a ter interesse em aprender a sua arte. O contato com estas pessoas e com outras artes marciais, também influenciou sua forma de ver e ensinar a capoeira. Sua nova metodologia de ensino, criticada por alguns como sendo de elitista, contribuiu para que a capoeira fosse deixando de ser vista meramente como algo marginal, fadada ao abandono, devido à repressão, e passasse a ser valorizada como esporte e cultura popular brasileira. Alguns especialistas dizem que Mestre Bimba conseguiu recuperar os valores originais da capoeira que era utilizada pelos antigos escravizados negros.

A Diferença

O que faz com que Mestre Bimba se destacasse do demais capoeiristas de sua época, é que ele foi o  1º  a  desenvolver um sistema de ensino e a ensinar em recinto fechado. Além desse sistema , ele elaborou  técnicas  de  defesa Pessoal até mesmo  contra armas. Mestre Bimba preocupava-se demais com a imagem da  Capoeira, não permitindo  treinar  em sua academia aqueles que não trabalhavam nem estudavam.
Algumas inovações introduzidas no meio da capoeira por Mestre Bimba foram:
1.      Disciplina rígida
2.      A prática da capoeira em locais fechados. Originalmente a capoeira era praticada e jogada apenas nas ruas.
3.      Para Bimba a capoeira era “luta”, mas a “competição” deveria ser evitada, pois ele acreditava que a capoeira era uma “luta de cooperação”, onde o jogador mais hábil e forte deveria ser responsável pelos mais fracos e ajuda-los a melhorar suas técnicas de luta.
4.      Seus alunos deveriam usar uniformes brancos e limpos, mostrar boas notas na escola e boas maneiras.
5.      A “Seqüência do Mestre Bimba”, como metodologia de ensino.
6.      Prática da “Cintura Desprezada”.
7.       
Formatura e Especialização.

Antigo Método de Treinamento de Bimba

Mestre Bimba desenvolveu o 1º método de ensino que vemos a seguir como ele funcionava:
• Exame de admissão
Dizia-se que em outros tempos, Mestre Bimba aplicava uma "Gravata" no pescoço do indivíduo que quisesse treinar e dizia "Agüenta ai sem chiar", Se agüentasse o tempo que ele mesmo determinava estaria matriculado. Mestre Bimba justificava esse critério dizendo que só queria macho em sua academia. Mais tarde mudou os critérios, Submetendo o Candidato a fazer alguns movimentos para que ele pudesse avaliar se o pretendente tinha condição ou não para praticar a capoeira regional. A próxima fase seria aprender a "Seqüência de Ensino".
• O Aprendizado
O aluno nesse fase aprendia o que se chamava "Seqüência de Ensino" que eram as oito seqüências de movimentos de ataque, esquivas e contra ataque destinadas somente aos iniciantes, simulando as situações mais comuns que o aluno enfrentaria durante o jogo de capoeira.
.Observação:
Esse foi o 1º método de ensino criado para ensinas alguém a jogar capoeira e o calouro treinava essas seqüências em  duplas sem o acompanhamento dos instrumentos. Quando estas estivessem bem decoradas o Mestre dizia: "Amanha você vai entrar no aço, no aço do Berimbau". Era comum naquele tempo dizerem que o capoeirista quando agarrado, não tinha como reagir.  Então mestre Bimba, com sua criatividade ensinava seus alunos quais eram as melhores saídas.Todos esses ensinamentos faziam com que o método de mestre Bimba fosse incomparável e esse treinamento durava cerca de 3 meses só então é que o aluno seria batizado.

O Reconhecimento da Capoeira no Brasil

A capoeira regional criada por Mestre Bimba foi motivo de muita polemica entre os outros capoeiristas que não concordavam com sua radical mudança. Por outro lado, os jornais e revistas da época não cansavam de noticiar suas proezas. A fama de Bimba e da capoeira regional se propaga pelo Brasil.
Mestre Bimba e seus alunos brancos.

Na década de 1930, Getúlio Vargas tomou o poder e, procurando apoio popular para a sua política, que incluía a “retórica do corpo”, permitiu a prática (vigiada) da capoeira: somente em recintos fechados e com alvará da polícia. Mestre Bimba aproveitou a brecha e abriu à primeira “academia”, dando inicio a um novo período – o das academias – após o período de escravidão e de marginalidade (Capoeira 2006, p.51) Recebeu do inspetor técnico de Ensino Secundário profissional, o titulo de registro "que lhe requereu o Sr. Manoel dos Reis Machado, diretor do curso de Educação Física, sito à Rua Bananal, quatro.

  Mestre Bimba e o Presidente Getúlio Vargas
Em 1932, fundou sua primeira academia-escola de Capoeira Regional no Engenho de Brotas em Salvador. Era o Centro Cultural Físico Regional Baiano. A partir daí, Mestre Bimba começou a ser conhecido e a ficar famoso e ganhou dentre muitos o título "Pai da Capoeira Moderna".
O Batizado
O batizado era quando o aluno jogava pela 1ª vez na roda com o acompanhamento dos instrumentos que era formado por 1 berimbau e 2 pandeiros. O mestre escolhia o formado que jogaria com o calouro e então tocava o toque que caracteriza a capoeira regional, para isso o calouro era colocado no centro da roda para que o formado ou o próprio mestre desse um apelido a ele. Escolhido o "nome de guerra" todos aplaudiam e então o mestre mandava o calouro pedir a  "Benção" do padrinho, e ao estender a mão para o formado que o batizou, receberia uma "Benção"(Golpe frontal dado com a parte inferior do pé empurrando o adversário na altura do peito) que o jogava no chão.
Era necessários pelo menos, 6 meses de treino para se formar na Capoeira Regional. O exame era realizado em 4 domingos seguidos, no Nordeste de Amaralina, academia do mestre, os alunos a serem examinados eram escolhidos por ele. Durante 4 dias os alunos eram submetidos a algumas situações onde teriam que mostrar os valores adquiridos durante a fase de aprendizado, como por exemplo: força, reflexo, flexibilidade e etc. No último domingo é que o mestre dizia quem havia sido aprovado e então ensinava novos golpes e também marcava o dia da formatura.

A Formatura

A cerimônia iniciava com uma roda de formados antigos para que as madrinhas e os convidados pudessem ver o que era a Capoeira Regional. Mestre Bimba ficava ao lado do som, que era formado por 1 Berimbau e 2 pandeiros, comandando a roda e cantando as músicas características da Regional.
Terminada a roda, o mestre chamava o orador que geralmente era um formado mais antigo para falar um breve histórico da Capoeira Regional e do mestre. Após o histórico, o mestre entregava as medalhas aos paraninfos e os lenços azuis (Graduação dos Formados) as madrinhas.O paraninfos colocava a medalha ao lado esquerdo do peito do Formado e as madrinhas colocavam os lenços nos pescoços dos seus respectivos afilhados. A partir dai os formados demonstravam alguns movimentos a pedido do mestre para mostrar a sua competência, incluindo os movimentos de "cintura desprezada", "jogo de floreio" e o "escrete" que era o jogo combinado com o uso dos Balões. Para terminar, chegava a hora do "Tira-medalha" onde o recém formado jogava com um formado antigo que tentava tirar a sua medalha com qualquer golpe aplicado com o pé. Só então depois de passar por isso tudo é que o aluno poderia se considerar aluno formado de mestre Bimba, tendo direito até de jogar na roda quando o mestre estivesse tocando Iuna que é o toque (onde quem joga hoje são só os mestres) criado por ele para esse fim. A partir dai só restava o curso de especialização que veremos a seguir.

O Curso de Especialização

Tinha duração de 3 meses, sendo 2 na academia e 1 nas matas da Chapada do Rio Vermelho Tratava-se de um treinamento de guerrilha, onde aconteciam as emboscadas, armadilhas e etc., que consistia em submeter o formado a situações das mais difíceis, desde defender-se de 3 ou mais Capoeiristas, até defender-se de armas. Terminado o curso, o mestre fazia a mesma festa para os novos especializados, e estes recebiam o lenço vermelho a cor que representava a nova graduação. O aluno que se formava ou se especializava, tinha a o dever de pendurar um quadro com a foto mestre, do padrinho, do orador, e a própria foto.

Conclusão
Mestre Bimba realmente foi o grande "propulsor" da Capoeira no Brasil mas , muitos dos métodos citados acima não são mais usados, na verdade grande parte deles não existe mais. A tempo atrás esses métodos foram muito úteis e para nós capoeiristas só resta dizer: Muito obrigado ao Mestre Bimba.

Decepção e a Morte de Um Guerreiro

1972 foi o ano de despedida do grande Mestre para aqueles que o seguiam e apoiavam na Bahia, pois apesar de todas as suas conquistas e realizações, Mestre Bimba sofria com o descaso, com a falta de apoio e reconhecimento da sua arte. Casado e pai de 10 filhos, Bimba enfrentava problemas financeiros. Assim, acreditando em promessas de maior reconhecimento e de uma vida melhor, Mestre Bimba deixa Salvador e parte para Goiânia
Esta desilusão lhe fez aceitar o convite de Osvaldo de Souza, para mudar-se para Goiás, acreditando que aí teria o respeito merecido. Chegando a Goiás, Mestre Bimba não encontrou o reconhecimento esperado e desejado. Em 7 de setembro de 1969 o Mestre Bimba comemora, no Nordeste de Amaralina, rua Sítio Caruano, onde ele possuía uma academia só para suas festas e apresentações, além dos treinos aos domingos, seus 50 anos de ensino da Capoeira Regional. A festa foi bastante emocionante, comparecendo velhos e novos alunos e o Mestre no final, jogou um pouco de Capoeira com seus alunos mais "chegados". Ao mestre foi prometido casas e escolas para seus filhos mais o que Bimba teve que fazer e vender tudo o que tinha para sobreviver inclusive suas academias para seus próprios alunos.
No dia 05 de Fevereiro de 1974, sem ter retornado a sua terra natal, esquecido e sofrendo de depressão, morre Manoel do Reis Machado, o Mestre Bimba, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiânia, após sofrer um derrame cerebral. As academias da Bahia ficaram fechadas durante sete dias em homenagem ao mestre.

Depois de lutar por toda a vida para que a capoeira fosse reconhecida como legítima arte marcial brasileira, Mestre Bimba morreu em Goiânia, no esquecimento e na miséria. Seus restos mortais estão em Salvador, sua terra natal, desde 1978 depois de ter sido enterrado como indigente no estado de Goiás. Manoel do Reis Machado, o grande Mestre Bimba, deixou 13 filhos, centenas de alunos e milhares de discípulos. Ele não chegou a ver a profissionalização da arte que ajudou a recriar.
O homem que elevou a capoeira de status, que a tirou de baixo do pe do boi, como gostava de dizer, e a introduziu nos meios universitarios e sociais de Salvador, que foi citado em enciclopédia e filmado por turistas do mundo todo.

Curiosidade sobre a Academia de Mestre Bimba:
Na academia de Mestre Bimba há uma série de recomendações datilografadas, emolduradas em vidro e afixadas nas paredes, e um regulamento básico impresso, o qual consta de nove itens:
1º Deixe de fumar. É proibido fumar durante os treinos;
2º deixe de beber. O uso de álcool prejudica o metabolismo muscular;
3º Evite demonstrar aos seus amigos de fora da roda de Capoeira os seus progressos. Lembre-se que a surpresa é a melhor arma de luta;
4º Evite conversar durante o treino. Você está pagando pelo tempo que passa na academia e observando os outros lutadores, aprenderá mais;
5º Procure gingar sempre;
6º Pratique diariamente os exercícios fundamentais;
7º Não tenha medo de se aproximar do oponente, quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá;
8º Conserve sempre o corpo relaxado;
9º É melhor apanhar na roda do que na rua
Outros princípios do Mestre Bimba eram:
1.      Gingue sempre
2.      Esquive sempre
3.      Todos os movimentos devem ter um propósito
4.      Preserve uma posição fixa no solo
5.      Jogue de acordo com o ritmo ditado pelo berimbau
6.      Respeite seu oponente quando ele não puder mais se defender
7.      Preserve a integridade moral e física de seu oponente.

Os herdeiros


Os filhos continuaram a história do pai. Manoel Nascimento Machado, conhecido como Nenel, é o presidente da Fundação Mestre Bimba, criada em 1994 para lutar para preservar a lembrança e os ensinamentos do capoeirista. Ele trabalha junto com o irmão, Demerval dos Santos Machado, o "Formiga". Os dois se formaram juntos nas rodas de capoeira, em junho de 1967. Pelo trabalho dos herdeiros, o legado de Bimba tem ganhado reconhecimento. O mestre já recebeu o Prêmio Onoris Causas, concedido pela Ufba por serviços prestados à cultura da Bahia, dentre outros títulos.
Lá são desenvolvidos trabalhos sociais, como o Projeto Cepoerê, que já deu assistência a mais de dois mil jovens carentes. "Hoje esse número está limitado a uns quarenta meninos trabalhando aqui e mais uns duzentos nas obras assistenciais de Irmã Dulce, mas queremos aumentar isso", diz Nenel. Os planos são muitos, mas é preciso mais do que vontade para conquistar o sonho, e pelo menos um local mais adequado para as atividades que a fundação pretende desenvolver. "Temos em projeto oficinas de instrumentos musicais, biblioteca, salas de aulas e vídeo, arenas para apresentação, mas o espaço é pequeno para tanto".
As aulas de capoeira são abertas ao público: crianças a partir dos dois anos, jovens e adultos, a preços populares (de R$15 a R$30), na sede da fundação, que funciona em um casarão antigo.



Todas as informações da apostila foram retiradas de livros antigos, paginas da internet e através de pesquisas com vários mestres de vários grupos, tudo isso para tentar passar o Máximo de informações e de forma mais correta possível.

Mais devo informar que a história da capoeira e seus capoeirista são bastantes adversas por tanto pode haver  de uma história para cada caso.

Agradecemos a confiança e esperamos termos esclarecido todas as duvidas.

Fontes:


http://wikip%c3%a9dia.com.br/




Membros da A.A.E.C em uma oficina de Berimbal

Membros da A.A.E.C em uma oficina de Berimbal
oficina de berimbal ministrada pelo graduado Tom no treino

UMEI Águas Claras

UMEI Águas Claras
Alunos de1 e 2 anos ja aprendendo a usar o corpo e indentificar os sons dos instrumentos

Festival da Arte Negra

Festival da Arte Negra
Onde a Associação Arte Encanta Capoeira Marcou presença

Alunos do A.Q.C

Alunos do A.Q.C
Evento realizado no dia 24/11/2012

Batizado de 2011

Batizado de 2011
C. Mestre Mandruvá, Instrutor Tom e Mestre Buleia

Batizado 2012

Batizado 2012
Batizado da Associação Arte Encanta Capoeira organizada pelo Graduado Tom, realizado na E. M. Aires da Mata Machado